Yoga

YOGA é uma palavra muito desgastada atualmente, principalmente porque seu sentido original foi se perdendo com o passar dos séculos. Yoga é uma ciência do autoconhecimento. Para atingir esse autoconhecimento, usa técnicas variadas: posturas físicas (ãsanas), exercícios respiratórios (prãnãyãmas), meditação, mantras, mudras, entre outras. Mas o Yoga é principalmente uma forma de ver o mundo, uma forma de estar no mundo, buscando uma vida de valores éticos, como não-violência, verdade, perseverança, contentamento, estudo, fé.

Praticamos Yoga para aquietar a mente. E para que? Para que, com a mente aquietada, sejamos capazes de perceber nossa real natureza, nosso Eu verdadeiro. Não somos o conjunto de papéis que desempenhamos – pai/mãe, filho(a), amigo(a), aluno(a), profissional, marido/esposa – nós apenas estamos desempenhando alguns desses papéis hoje. Também não somos as coisas que possuímos, e nem sequer o nosso corpo, mente ou pensamentos. Todas essas coisas são transitórias.

Nossa mente também se agita por vivermos pensando no futuro, o que faz surgir preocupação, ansiedade, medo, insegurança. Ou então vivemos no passado, que muitas vezes nos traz remorsos, arrependimentos, lembranças. Assim, nos esquecemos que vida só acontece no presente.

O Yoga que praticamos tem seus fundamentos na tradição Védica, sendo os Vedas (“Veda” quer dizer “conhecimento”) as escrituras mais antigas que a Humanidade conhece. O principal texto que sistematiza o conhecimento do Yoga é o “Yoga Sutras”, de Patañjali. Nele, no segundo sutra, o autor explica:

verso 2 patanjali azul_edited.jpg

Pode ser traduzido como: “Yoga é a cessação/recolhimento (nirodhah) das agitações (vrtti) da mente (citta)” ou “Yoga é a cessação da identificação com as flutuações da mente”. E então, a partir daí, descobrimos nosso Ser verdadeiro, e nos conectamos com nossa verdadeira natureza.

O Yoga é, assim, o caminho e é também a meta. Deixe o Yoga mudar sua vida. Pratique e seja feliz!

 

YOGA PARA MATURIDADE ?

Sim! Nosso corpo e nossa mente vão mudando com o tempo. Cada idade pede atividades diferentes, e os objetivos por trás dessas atividades são também diferentes.

O Yoga é uma prática que pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade. Na maturidade, o Yoga nos ajuda em vários aspectos:

  • Estimula o equilíbrio e reduz, assim, os riscos de queda.

  • Desenvolve força e tônus muscular, que naturalmente  perdemos  com o passar dos anos.

  • Reduz ansiedade, e com isso ajuda a melhorar o sono e a digestão.

  • É um momento de socialização importante para os mais velhos, que muitas vezes moram sozinhos. Esse aspecto contribui para a redução das tendências à depressão e para o aumento da felicidade. 

As aulas são preparadas para esse público, e usamos suportes (almofadas, bloquinhos, mantas, faixas, cadeiras etc.) sempre que necessário para tornar a prática mais segura e agradável.

 

Marque uma aula experimental cortesia, e venha tomar um chá com a gente!

Aulas: terças e quintas, das 10:15 às 11:15, com a professora Cris Garcia.

 

e-mail contato@dharmabhumi.com.br ou pelo WhatsApp (21) 97008-5889

Ashtanga Yoga _edited_edited_edited_edit

Benefícios do Yoga

Reduz o estresse e a ansiedade

1

2

Melhora o sono e a digestão

4

3

Traz força e flexibilidade para o corpo

Desenvolve resiliência e tolerância

5

Promove autoestima e confiança

6

Autoconhecimento

Aula de

maturidade

yoga

MATURIDADE (1).jpg

Terças e quintas, das 10:15 às 11:15  com a professora Cris Garcia

foto cris supera.png
Pose Yoga

na praia

yoga

MENSAL E
GRATUITO

Desde 2017, todo primeiro domingo do mês na Praia da Boa Viagem

PARTICIPE

Experimente uma aula de Yoga grátis

Obrigado pelo envio!