Meditation_edited_edited_edited_edited.j

Meditação

Para entender o que é Meditação, primeiro é preciso esclarecer uma coisa importante. Meditação tem dois sentidos. O primeiro é a “técnica” empregada (por exemplo, se concentrar na respiração). O outro sentido é o “estado da mente”, chamado de “Dhyāna”, o sétimo passo descrito por Patañjali nos Yoga Sūtras.

O que mais ouvimos dos alunos é “não consigo meditar porque não consigo parar de pensar”. Ora, mas é isso mesmo! Esse é o papel da mente, produzir pensamentos. Eles são indispensáveis para nossa vida nesse plano. O problema não é sua mente pensar, mas sim você se identificar com os pensamentos!

Um erro comum que as pessoas cometem quando começam a meditar é “esperar que algo aconteça”. As pessoas ficam procurando alguma coisa, alguma sensação quando, na verdade, o que você precisa fazer é simplesmente observar. Com o tempo, você vai perceber como os pensamentos surgem, e vai conseguir deixar que eles simplesmente passem, sem julgamentos, sem se apegar a eles.

 

 

A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO

Muitos estudos científicos recentes comprovam que a meditação frequente tem a capacidade de mudar nosso cérebro. Chama-se plasticidade a essa capacidade do cérebro de mudar sua forma e funcionamento a partir da experiência. Então, quando você torna a meditação uma experiência rotineira, seu cérebro

vai se modificando.

Dois aspectos relevantes dessa modificação são:  
Um aumento da massa cinzenta (importante componente do sistema nervoso central, que contém o corpo celular dos neurônios) na região do hipocampo, que é um órgão pequeno situado no centro do cérebro. Ele é uma parte importante do sistema límbico, a região que regula nossas emoções.

O hipocampo é associado principalmente com a memória, em particular memória de longo prazo.

 

A redução da massa cinzenta em regiões como as amígdalas cerebrais, associadas ao mecanismo de luta x fuga, ou seja, às respostas emocionais ao que acontece ao nosso redor. 
A meditação aumenta, assim, nossa capacidade de reagir com mais equilíbrio aos estímulos que 
podem nos estressar, causar medo e ansiedade.

Uma dica importante: comece devagar, com apenas 5 minutos por dia. Mais importante é a rotina da meditação. Mas sabemos que é difícil começar sozinho, e que muitas dúvidas surgem no meio do caminho. Se isso acontece com você, venha praticar com a gente. 

 

VENHA PRATICAR COM A GENTE!

No Dharma Bhūmi as aulas presenciais de meditação voltaram no dia 1º de outubro.

Uma meditação orientada, com explicações e técnicas para que
você compreenda o que acontece na sua mente.

Aulas às sextas-feiras

Horário: 7:45 ás 8:15

Investimento mensal: R$ 44 para alunos do espaço e R$ 98 para não alunos. 

Apenas 8 vagas! Uso de máscara obrigatório. 

Inscrições: Faça sua inscrição clicando aqui !

meditação.jpg

Atividades

yoga site.jpg

Yoga

O Yoga é uma prática milenar, que atua em todas as dimensões do ser humano: física,
mental e espiritual - promovendo saúde do corpo e da mente.

Saiba mais

VEDANTA.jpeg

Vedānta

É a parte da tradição que lida com o autoconhecimento e as questões fundamentais da vida: Quem somos? O que fazemos aqui? Qual a natureza da realidade?
Saiba mais

MEDITACAO.png

Meditação

Parte do Yoga, a meditação nos permite observar pensamentos e emoções, e a cultivar
silêncio, atitudes positivas e resiliência diante dos desafios da vida.

Saiba mais

CURSOS_edited.jpg

Cursos

Estudar os textos da Tradição permite compreender conceitos fundamentais para levar a prática para nosso dia a dia, e assim conquistar uma vida mais plena e feliz.
Saiba mais

eventos_edited.jpg

Eventos

Além do Yoga na Praia, realizamos workshops, retiros e outras atividades para levar o Yoga até você, nas empresas, escolas ou comunidade.
Saiba mais