top of page
meditação_edited.jpg

Mindfulness

A Meditação é uma prática milenar, surgida na Índia. Mas o Ocidente só se interessou por ela quando Jon Kabat-Zinn fundou a Clínica para Redução do Estresse na Universidade de Massachussetts (EUA) em 1979.

Ele estudou os efeitos da Meditação Budista na redução do estresse e das dores em seus pacientes. Nesse processo, eliminou qualquer característica não científica da Meditação, tornando-a uma prática acessível a todos e desprovida do viés religioso. E a batizou de MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction), ou Redução do Estresse Baseada em MIndfulness. 

Numa sociedade competitiva, hiperconectada e com elevados níveis de estresse, cada vez mais sofremos com dificuldade para dormir, aumento dos transtornos de ansiedade e depressão, dores no corpo, irritabilidade, falta de atenção, esgotamento (burnout) e um excesso de medicamentos. 

Todo Mindfulness é uma forma de Meditação, mas nem toda Meditação é Mindfulness.

 

Mindfulness é uma prática de atenção plena que envolve estar consciente do momento presente, sem julgamento ou apego aos pensamentos, sensações e emoções que surgem. É uma forma de cultivar uma consciência plena do que está acontecendo interna e externamente, aumentando a capacidade de resposta consciente em vez de reagir automaticamente. Embora tenha se originado da tradição Budista (de observar os pensamentos, emoções e sensações sem julgamento e com compaixão), a prática é totalmente secular, sem qualquer viés religioso e utiliza recursos e conhecimentos da neurociência e da psicologia ocidentais.

Existem diferentes tipos de práticas de Mindfulness, cada um com suas abordagens e objetivos específicos.  Aqui estão alguns dos principais protocolos:

MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) – Modelo desenvolvido por Jon Kabat-Zinn na década de 1980 na Universidade de Massachusetts como um protocolo de intervenção clínica para pessoas que possuíam doenças crônicas. Foi o primeiro protocolo de Mindfulness aceito pela ciência, e embora seja baseado na meditação budista, é uma prática totalmente laica.

 

MBCT (Mindfulness Based Cognitive Terapy) – Protocolo desenvolvido por Mark Williams (e outros), professor de Psicologia Clínica da Universidade de Oxford. Originalmente, a técnica foi criada para combater a depressão, mas outros benefícios têm sido reconhecidos.

 

Modelo Neurocognitivo de Mindulness (BMT ©) – Desenvolvido pela neurocientista Tamara Russel, PhD, Honorary Lecturer at Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience at King's College London. É um treinamento de mindfulness baseado no corpo que permite que os indivíduos se sintonizem com as reações e respostas corporais, aumentando a conscientização sobre seus hábitos mentais e como lidar com eles.

 

No Dharma Bhūmi, adotamos o protocolo do Modelo Neurocognitivo (BMT ©) que, associado à prática de Yoga (que também usa o corpo, mas é voltado para a mente), proporciona uma maior compreensão do funcionamento da mente e de como lidar com seus desafios diários de maneira consciente, e não apenas com padrões de resposta automáticos.

Sobre o Professor

Jorge Carrano é publicitário e começou sua jornada como praticante de Yoga em 1993. Fez sua primeira formação no Studio Sarasvatī de Yoga e Vedānta, com os professores Leandro Castello Branco e Bruno Jones. Formado também pelo IEPY (Instituto de Estudos e Pesquisas de Yoga) com o professor Marcos Rojo (SP) e certificado pela Escola de Kaivalyadhama (Índia).

Foi professor do Espaço Hermógenes de Niterói. É um dos fundadores e coordenadores do Dharma Bhūmi, espaço que desde 2016 se dedica ao Yoga, Meditação e estudos de Vedānta em Icaraí (Niterói).

Formação no Modelo Neurocognitivo de Mindfulness (BMT ©) pelo Mindfulness Centre of Excelence (U.K.) . Ministra cursos e workshops de Meditação e Qualidade de Vida em empresas e eventos.

Realiza palestras sobre temas e textos ligados ao Yoga e organiza retiros e grupos de estudo buscando trazer sempre o equilíbrio entre a Tradição e a Ciência como caminho seguro para o autoconhecimento.

bottom of page